[Pense Magro] Dia 13

1

Eaí pessoal!!!

Hoje é meu 17o dia de "vida nova"... E como eu me sinto bem!

Hoje vou falar do capítulo 13 do Pense Magro.
Confesso que estou tendo uma certa dificuldade para ler todos os dias, mas isso não tem me atrapalhado no processo. 

To indo super bem com minhas receitinhas e tenho tentado usar a criatividade para inovar com coisas saudáveis e nunca cair na mesmice! É muito melhor... Por isso que interrompi tantas dietas anteriores no meio do caminho, era sempre um cardápio fechado, com os mesmos alimentos que já sabemos ser típicos de dietas e mais cedo ou mais tarde enjoam.

Mas vamos ao livro! O capítulo chama "Supere o seu desejo incontrolável por comida". Gostei!
Confesso que meu desejo incontrolável existe quando meus olhos alcançam a tentação... Principalmente quanto tem doce por perto. Exemplos: festinhas de aniversário, chocolatinhos que o pessoal leva no trabalho, jantar em um restaurante legal e ver o menu de sobremesas...
Tudo isso faz com que automaticamente eu sinta um desespero e pense: Eu preciso comer isso!

Fonte: http://fizcirurgiabariatrica.wordpress.com/page/14/

Absurdo né? Eu preciso? Por isso é tão importante andar sempre com o cartãozinho de vantagens, esse é o típico momento para ler! Para quem "boiou" e não sabe o que é o cartãozinho leia AQUI a primeira atividade do livro Pense Magro.

O livro mostra uma técnica para "medir" a intensidade desses desejos incontroláveis mas como estou meio preguiçosa não fiz isso. O que me interessou mais foi as técnicas para controlar esse desejo quando ele surge.

Técnicas de Programação Mental
1. Rotular: Dizer para mim mesmo que é somente um desejo... desconfortável e intenso, mas passa!
2. Permanecer Firme! Fortalecer o músculo de resistência!
3. Não se permitir escolha. (Adoro essa). Vou dar um exemplo: Suponha que você fará um exame de sangue amanhã mas precisa visitar sua mãe à noite. Ela te oferece aquele bolinho que só ela sabe fazer! Você não aceita, pois precisa realmente fazer esse exame amanhã. Ou seja, não há escolha. Neste processo de reeducação alimentar se eu condicionar meu cérebro desta forma, fica mais fácil resistir...
4. Imaginar o resultado de ceder. No meu caso, é imaginar as roupas que estão penduradas e não servem, as roupas que poderei comprar quando estiver no peso ideal, as crises depressivas quando me peso e percebo que engordei, ou que não emagreci etc. O prazer de comer aquilo que se deseja dura minutos, talvez segundos. Mas a consequência é muito mais desagradável, por isso não vale a pena!
5. Lembrar-se dos motivos que você tem para resistir aos desejos: Ler o cartãozinho de vantagens sempre sempre sempre!!

Técnicas Comportamentais
1. Ficar longe do alimento que lhe provoca desejo. Como comentei no começo, se não vejo está tudo OK! Em casa só tem coisa saudável, o problema é quando "encontro" as tentações sem que eu queira. 
2. Beber um líquido com pouca ou nenhuma caloria.
3. Relaxar: exercícios de respiração por exemplo.
4. Distrair-se: Ache algo que realmente te leve a não pensar mais naquele desejo.

Esse capítulo é bem legalzinho e realmente no meu caso esse desejo existe sim e é avassalador muitas vezes!
Mas vambora que vale a pena!

E 17 dias depois de ter começado este processo, já vi diferença no espelho e nas roupas. Não sei quanto estou pesando, mas a calça jeans estar caindo nã tem preço!

Marquei uma endocrinologista para refazer alguns exames hormonais e garantir que está tudo bem comigo e que não há nenhum possível vilão para atrapalhar minha determinação. É provável que ela me pese na consulta, aí conto pra vocês!! 

Ah, ainda não tinha mostrado esse cartãozinho pra vocês.. A idéia surgiu lá na comunidade do Facebook "Pensando Magro" e achei o máximo. Pelo menos para mim, esse tipo de coisa funciona muito!
É uma lista de recompensas e castigos, olha só:



Vocês lembram que eu comentei no post anterior que dei uma escorregada com as pizzas no último final de semana? Pois então vou ter que pagar o castigo de ter "saido da dieta", conforme o cartãozinho acima. Vou ficar 1 mês sem nenhuma pizza, mesmo sendo integral!
A trágica coincidência é que o motivo do castigo é o mesmo do próprio!
Hahaha... faz parte!


Beijão!





1 comentários:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t