[Pense Magro] Dobradinha: Dia 19 e 20

1
Olá pessoal! Tudo beleza?

Sabiam que estou meio de saco cheio do livro Pense Magro?
Rss... na verdade estou com preguiça de continuar a leitura... Mas já que comecei vou até o fim.
As dicas são sempre muito importantes, seriam melhor ainda se eu fosse mais disciplinada em praticá-las. Mas enfim... vamos ver o que nos diz os capítulos 19 e 20?

O 19 chama "Pare de se enganar".
Acho que já sei porque estou meio intolerante com o livro.
Porque ele me traz certas verdades que tem dias nos quais não estou muito disposta a encará-las.
É muuuito comum nos enganarmos quando estamos numa dieta e as desculpas são as mais esfarrapadas possíveis... Tudo bem comer isso porque:
  • Não é um pedaço inteiro;
  • Será só dessa vez;
  • Vou compensar comendo menos mais tarde;
  • Vai ser um desperdício;
  • Vou desapontar alguém se não comer;
  • Estou comemorando;
  • São só migalhas;
  • É uma ocasião especial...
E por aí vai, são inúmeras e sempre muito "criativas". Parece muito justo afinal!
Mas cada vez que tomo essa decisão de comer, há um pensamento antes. Porque não reverter esse pensamento para algo do tipo: "Sei que isso não está certo", "Sou mais forte que isso", "As consequências disso não serão nada boas"... Parece fácil na teoria né?

Sinceramente fiquei meio em crise esse final de semana. Há uma semana atrás comentei que foi o aniversário do meu avô e resisti bravamente aos dois bolos e docinhos. Meu marido chamou pizza na quarta. Ok, resisti. Fácil? Nunca...
Mas não sei porque esse final de semana foi bem pior. Me deu aquele desespero, aquela loucura de: "Eu preciso de um doce". Simplesmente eu precisava, não estava conseguindo pensar em outra coisa, além de que meu humor ficou totalmente alterado por conta disso. Essas crises às vezes me desanimam porque começo a pensar a longo prazo e não sei se sou tão forte. Admiro pessoas que são muito disciplinadas e nada as fazem sair do planejamento. Ontem eu saí...
Não enfiei o pé na jaca geral, isso não. Mas ganhei um conezinho (era pequeno, sério) recheado com doce de leite e paçoca. Só de ouvir do que era o recheio minhas lombrigas fizeram uma festinha e não me deixaram em paz até que eu comi o maldito cone. Sinceramente? Calorias que valeram a pena... tava simplesmente divino. Melhor assim... Mas obviamente estou me culpando né? Consciência pesada e tudo mais... Mas se tem algo bom nisso é que ter dado essa escorregada não me faz dar uma de doida e avacalhar o fim de semana todo por exemplo, como normalmente faria antes. Hoje almocei na minha sogra e ela me ofereceu chocolate na sobremesa. O "Não, obrigada" saiu com tranquilidade, sem exitar. Isso acho uma grande vitória. Em outros tempos uma escorregada seria motivo suficiente para ficar tipo uma semana "sem regras"... Idiotice total. Isso eu aprendi e espero não repetir nunca mais.

E é exatamente isso que se trata o dia 20. Fala sobre "Voltar aos trilhos".
Sobre como jogamos tudo pro alto quando nos culpamos veementemente por ter saído do planejamento. Olha esse trecho do livro, que interessante:
"Será que você estragou tudo, de verdade? Claro que não!
O que você comeu? Um hambúrguer extra? Um sonho recheado? Um pedaço de torta? Vamos supor que você tenha comido um alimento contendo 500 calorias. Para engordar 450g, você teria que comer aproximadamente 3500 calorias extras - sete vezes mais do que você comeu; 500 a mais não irá afetar substancialmente o seu peso. Então, você comeu 500 calorias extras - bem, e daí? Faz mais sentido parar agora ou continuar comendo? Não há motivo para continuar comendo 100, 200, 300 ou até mesmo 3000 calorias extras. (...)
É destrutivo comer alimentos não planejados pelo resto do dia, apenas porque você comeu algo que não estava na sua programação alimentar."

Fico super feliz pois foio que aconteceu comigo ontem, quando comi o cone dos deuses. Mais tarde fomos para a casa de uns amigos para assistir a luta do Belfort e chamaram pizza. Antes de chamarem já avisei que não comeria, assim não precisavam contar comigo na conta da quantidade. Isso é positivo demais. Fico muito satisfeita pois vejo progresso. 

Dêem uma olhada em mais esse trecho... estou transcrevendo pois descreve muito minha situação de ontem:
"Elogie-se por ter parado de comer - seja qual for o momento quando isso ocorreu. Se você desejava continuar comendo e não o fez, merece elogios! É importante não se sentir desmoralizado, precisa se dar um desconto por ser um ser humano e ter cometido erro.
Fique atento a sentimentos de fracasso e desamparo. Ao cometer um deslize é possível que se sinta fracassado e acredite que simplesmente não é capaz de fazer dieta.
É essencial ter em mente que lapsos são inevitáveis; é normal desviar-se da dieta de vez em quando. Ninguém é perfeito.
Continue a comer normalmente. Algumas pessoas pensam: 'Agora que comi algo que não podia, tenho que compensar; não comerei mais nada pelo resto do dia'. Ao pensar assim, você pode se sentir infeliz, ressentido ou ansioso com a expectativa de que terá muita fome mais tarde. E então, pode acabar decidindo comer tudo o que quiser. Você precisa colocar esse erro em perspectiva. Não é um problema tão grande. Vá em frente e continue seguindo o planejamento pelo resto do dia."

Bom... acho que acabo de fazer as pazes com o Pense Magro hehe.

Beijos e boa semana para todos!!!




1 comentários:

aline disse... [Responder Comentário]

Não desista de ler o pense magro e lembre-se que o livro não fala pra vc abandonar de vez as delícias da vida.
Não há mal algum em comer algumas coisinhas que gostamos com moderação.
Acho que o nosso maior erro é ficar se culpando por ter comido pouco de algo que a gente gosta e isso não dá!
A gente pode comer de tudo sim!
Quando vc se permitir, vai ver que perdeu a graça.
Ahhh e isso é uma das lições do livro que diz que quando a gente já se permite comer, a vontade passa antes mesmo de comermos....bjssss

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t