[Pense Magro] Dobradinha: Dias 8 e 9 + Corrida

5
Eaí minha gente!

Aqui estou eu novamente para contar mais um pouquinho da minha leitura do "Pense Magro".

Uma coisa interessante é que percebo o quanto eu já mantinha muitos hábitos saudáveis e até agora, precisei fazer somente pequenos ajustes no que já vinha fazendo. Nada de mudanças drásticas... Os dos capítulos do post de hoje são mais provas disso. Nada de dificuldades.

Sei que você deve estar pensando: Mas se você já fazia tudo isso, por que ainda não conseguiu emagrecer? Meu problema é a continuidade. Faço isso um tempo e acho que porque tirei férias ou passei por uma situação difícil posso jogar tudo pro alto. E o pior, esse meu "jogar tudo pro alto" costuma durar meses...

Vou dar um exemplo: No começo deste ano mais uma vez comecei a fazer dietinha, mantive a prática de exercícios, cortei doce, refri etc... Mas tirei férias e viajei em Maio para a Europa. Fiquei por lá 17 dias... Obviamente que nem pensei em dieta lá... Mas como eu andava muuuito, o dia todo, nem engordei tanto assim na volta. Mas quando cheguei aqui, continuei em clima de férias, mesmo já tendo retomado minhas atividades. Fiquei uns 2 meses sem regra, comendo o que dava na telha, o dia que fosse... teve até a semana da preguiça: todo dia chegava do trabalho e ficava embaixo do edredon vendo novela. Exerícios zero... Resultado: engordei uns 3kg a mais dos 1 ou 2 que já tinha ganho na viagem. 

Esse é o grande lance: a continuidade. Esse é meu objetivo no momento!!!
*PACIÊNCIA CAROLINE*


Mas voltando ao livro...
A atividade do dia 8 diz "Arrume tempo e energia".
Para planejamento alimentar, compras, preparo das refeições, exercícios etc.
Graças a Deus atualmente tenho tempo disponível para me dedicar tanto à dieta quanto aos exercícios. Sei que pra muita gente é difícil, pra mim mesmo já foi difícil. Mas acho que vai muito da força de vontade sabe?
Ano passado fiz uma dieta com um médico ortomolecular e na primeira semana tinha um cardápio específico, daqueles tipo: Segunda-feira comer um frango grelhado com salada de alface etc.
Eu tava tão determinada a seguir à risca, que acordava mais cedo para grelhar o frango, o peixe ou picar legumes e lavar salada, para poder levar para o trabalho.
Detalhe: Para quem não me conhece, eu moro em Santos e trabalho em São Paulo, ou seja, entre 1h30 e 2h00 de estrada todos os dias por trecho). Então eu acordava tipo 5h30 para poder fazer tudo certinho. E quando chegava do trabalho ia dar minha corridinha na praia ou ia pra academia fazer spinning ou musculação. Claro que eu ficava cansada, claro que eu não queria acordar tão cedo. Mas é justamente isso que o livro quer pontuar... acho que a questão centra é sempre: Quanto vale meu emagrecimento? Quanto esforço realmente estou disposta a investir nesse objetivo?
Nesta época, eu cheguei a 56kg, estava pertíssimo do meu propósito, mas joguei tudo pro alto, infelizmente e engordei cerca de 8kg até então.
Mas no momento felizmente estou conseguindo focar em organizar meu tempo para poder desfrutar de cardápios variados sabe? Estou enchendo a casa de coisas que antes eu nem comprava. Sempre pensava: Mas vou cozinhar só pra mim? (Meu marido não come fruta, nem verdura, nem legumes etc). Ué, e por que não cozinhar só pra mim? É prioridade!
E é tão bom quando você começa a ter prazer em alimentos saudáveis! Basta usar a criatividade! Já coloquei aqui a receitinha do picolézinho light, já mostrei a pizza integral light e tantas outras opções! Vou sempre postando minhas invenções por aqui...
O livro dá diversas sugestões para aquelas pessoas que realmente têm dificuldades em arranjar tempo e energia. Fico imaginando principalmente mães de crianças pequenas. Deve ser bem complicado. Mas de forma alguma impossível!

No dia 9, a tarefa é "Montar um plano de exercícios".
Hehe... me exercitar é uma das coisas que mais gosto de fazer... É tão bom quando isso é natural. Ouço tantas pessoas dizendo "Aff, odeio exercício físico". Gente, como pode? Rsss
Mas, cada um é cada um né? E eu respeito.
Mas exercício não é algo que se faz somente para emagrecer ok?
Existem inúmeros benefícios para a saúde que todos nós sabemos...

Adoro esses banners do Fitness and Faithfulness!


Veja alguns benefícios que o livro Pense Magro elenca:
  • Pode ajudar a controlar o apetite
  • Melhora o humor e alivia o stress
  • Queima calorias e preserva o tecido muscular
  • Melhora a saúde e ajuda a prevenir doenças
O livro também explica que há dois tipos de exercício: o espontâneo e o planejado.
O espontâneo é aquele que eu preciso começar a fazer eheh. São coisas do tipo: subir mais escadas, descer um ponto de ônibus antes do destino pra dar uma caminhadinha extra, tentar fazer o máximo de coisas possíveis a pé, e coisas do tipo.
Já o planejado é aquele que conhecemos como frequentar uma academia, correr, caminhar, praticar esporte etc.

Uma vez li uma matéria muito interessante (realmente não lembro onde) sobre a diferença entre "atividade física" e "exercício físico". Atividade física é aquilo que já está no seu dia-a-dia, são hábitos muitos relacionados a este do "exercício espontâneo", como levantar para mudar de canal em vez de usar o controle remoto, ir até a cozinha buscar um copo de água em vez de pedir para alguém trazer, usar escadas, enfim, movimento, movimento, movimento!
Exercício físico é o mesmo que o exerício planejado.
Pode parecer besteira, mas sempre penso que é um conjunto de coisas. Claro que só isso não ajuda em nada, assim como as chances de sucesso de emagrecer somente com dieta, ou somente com exercícios também são infinitamente menores.
Ao meu ver, este processo é a transformação de um conjunto de hábitos que somados, trazem benefícios enormes!!! Custa nada tentar né?

No post anterior falei sobre o Muay Thai, que comecei a praticar este mês e estou amando demais. Além disso, pratico corrida também já há algum tempo. Mas somente este ano consegui encarar provas de 10km e curti muito! Como moro em Santos, sempre dou uma corridinha muito boa na orla da praia... Abaixo algumas fotinhos minhas em provas diversas:

Fila Night Run 5km (Novembro/2011)
Aí eu ainda não aguentava correr 10km eheh!


Circuito Adidas 10km - Etapa Outono (Março/2012)
(é eu sei, tava magra... engordei uns 5kg daí pra hoje)


XTerra Ilhabela 9km (Abril/2012)
Essa foi a corrida mais top! Teve trechos de praia, rua e trilha! Detalhe da lanterninha na cabeça rsssss  






Fila Night Run Etapa 1 / 10km (Abril/2012)



Indy Run 8km (Maio/2012)
No circuito da fórmula Indy no Anhembi, muito legal



10km da Tribuna (em Santos) - Maio/2012


Circuito Adidas 10km - Etapa Inverno (Julho/2012)
(esta foi a última que corri) 



Aiii, eu amo correr, sério! A adrenalina que me dá é impagável!
Minha próxima é a Circuito Adidas 10km - Etapa Primavera, daqui a 1 mês! Uhullllll 

Ah, e viram que estou sempre juntinho com meu marido lindo, o Leandro, né?
A gente sempre corre junto, é muito gostoso!
Tem outras provas que já participei faz um tempão, e outras que não tem foto como a Jovem Pan Night Run que corri em janeiro na Praia Grande.
Mas procurei colocar as mais recentes.

Mas meu objetivo é futuramente entrar na musculação, ou melhor, voltar para a musculação que é algo que curto muito e é extremamente necessário, mas penso em voltar quando perder alguns kilinhos...

E vocês também gostam de correr? Que exercícios praticam? Que tipo de exercício te dá mais prazer?

Beijão!
Carol

5 comentários:

Clara Miranda disse... [Responder Comentário]

Oi Carol!
Teve uma época que eu andava num #mimimi danado com o marido, dizendo que não tinha tempo pra nada, não tinha tempo pra me dedicar a mim mesma.
Ele me olhou nos olhos e disse:
"Tempo é uma questão de prioridade."
Quando você estabelece a sua prioridade, você arruma tempo.
E não é que eu arrumei?

:**

Mikaela disse... [Responder Comentário]

Me chamaram pra comer um lanche, depois de ler o post optei por ficar com minha barrica de ceral de banana aveia e mel! auhauhaua
Mas uma coisa que eu tenho feito, é tentar comer mais vezes ao dia, a barrinha ajuda, ainda mais quando eu consigo encontrar uma marca boa que é gostosa!

Paula Ines disse... [Responder Comentário]

A atividade física que eu mais gosto é o surf! Pena que depende das condições climáticas, então não dá pra ser uma prática regular. Musculação tbm gosto..falta o tal "tempo", na verdade, organização do tempo. Qdo vc tem filhos os horarios ficam complicados..Bjo amigaaa.. #tamojunto

deiacantelli disse... [Responder Comentário]

Oi Carol!
Achei super interessante o post principalmente quando vc fala de tirar férias, tirei férias do meu emagrecimento por 1 ano e hoje sofro por isso, resultado 24 kgs a mais e pensar que eles poderiam ser a menos! Triste demais!:f

Lua Fernandes disse... [Responder Comentário]

Nossa esse XTerra o pessoal aqui da agencia participou, pq era do nosso cliente The North face... minha chefe completou andando haha não aguentou!

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t