Eaí gente!!?! Sexta-feira, delícia!
E aqui em Santos está um dia lindo :)
Bom, ontem completei minha segunda atividade do livro "Pense Magro", essa foi mais fácil.A tarefa era escolher duas dietas razoáveis de serem mantidas e nutritivas, principalmente.
Por que duas opções? Pois se de alguma forma a primeira não funcionar, não há motivo para desistir mais uma vez de emagrecer. Temos um Plano B!
O livro fala sobre as dietas restritivas e a dificuldade de mantê-las a médio e longo prazo. Por isso, o ideal é escolher algo plausível, praticável, algo que conseguirei manter por um bom tempo, até por que, mais uma vez, não vou emagrecer 14kg em uma semana, estou bem consciente disso!
O livro também expõe dois tipos possíveis de dieta:
1. Planejamento Alimentar: Aquela dieta que tem exatamente o que vai ou não comer. Para muitas pessoas pode ser uma excelente ferramenta, pois fica mais fácil você seguir à risca uma prescrição e obedecer as regras. Já por outro lado, pode-se criar um padrão e se ocorrer um escorregão o estrago seria grande, do tipo "E agora, estraguei tudo... então vou comer tudo hoje, amanhã recomeço". Isso poderia tornar a dieta insustentável a longo prazo, principalmente em ocasiões onde controlar o que se come pode sair do controle tipo férias, viagem de negócios etc.
2. Sistema de contagem de pontos: Não é necessariamente a "Dieta dos Pontos", mas é aquela dieta na qual você tem flexibilidade para escolher os alimentos dentro de uma quantidade de calorias permitida e obviamente numa categoria de alimentos saudáveis. O ponto positivo é que se pode adaptar a dieta ao seu estilo de vida mas por outro lado, a flexibilidade pode trazer escorregões demais. Requer também mais tempo de planejamento.
O livro deixa o leitor à vontade para escolher o tipo de dieta que melhor se adapta ao seu estilo, mas é importante pensar no que já funcionou ou não no passado.
Eu particularmente gosto da primeira opção!
Não aquele lance de cardápio fechado, tipo "Segunda-feira no almoço coma frango com salada, na terça coma peixe com legumes etc". Essa para mim não funciona, pois como fora muitos dias na semana, devido à rotina de trabalho.
Mas, já entrando nas dietas que escolhi, eu prefiro aquelas dietas que têm listas de opções/substitutos. Exemplo:
Café da manhã: 1 porção do grupo dos queijos (aí dentro disso tem requeijão, queijo branco, mussarela light e por ai vai)
Como eu disse no começo, essa tarefa foi fácil pois na verdade já estou fazendo dieta. Procurei uma nutricionista dia 10 de Julho deste ano e gostei bastante do estilo que ela trabalha!
Ela fez um questionário muito extenso, com perguntas variadas, e muitas delas eram para entender minha rotina diária, rotina de exercícios, minhas preferências alimentares, possíveis restrições etc. Com isso, ela montou uma sugestão alinhada com meu estilo de vida e personalizada para minha idade.
Não dá para tolerar aqueles médicos que abrem a gaveta e tiram uma dieta pronta, como se os mesmos padrões servissem para todo mundo né? Eu estava cansada disso.
Por isso, esta nutricionista nem me deu a dieta no dia da consulta. Ela levou o questionário para casa e após alguns estudos me enviou as orientações, 3 dias depois. O mais legal é que foi um trabalho bem completo: além de me mandar os grupos e as quantidades que eu deveria consumir em cada refeição, ela me mandou ainda: um exemplo de cardápio diário, orientações diversas como por exemplo "a importância do café da manhã", "a importância dos carboidratos" e por aí vai, além de várias receitinhas de pratos e muitas de sanduíches light, pois eu disse que não gostava de jantar comida à noite.
Sem contar que ela tirou minhas medidas e mediu o índice de gordura. Tudo isso precisa evoluir até próxima consulta.
O problema é que até então eu tava seguindo a dieta dia de semana e avcalhando final de semana, ou quando tinha algum evento fora do planejado. Nunca ia dar certo! Então, considero que comecei a fazer a dieta de verdade nesta terça, quando decidi que não haveria mais exceções!
Não vou detalhar a dieta aqui pois como falei, foi personalizada para mim. Pode ser que não funcione para você! Mas posso afirmar que não é nada restritiva em relação aos grupos de alimentos. Obviamente é restritiva em relação a doces, refris, açúcar, enfim, tudo que não é saudável. Mas tenho descoberto uma infinidade de opções saudáveis que me dão muito prazer, praticamente o mesmo prazer dos alimentos não saudáveis... Então, não está sendo tão difícil de seguir, tenho muita variedade de escolha.
Eu indico esta nutricionista em São Paulo, para quem interessar, segue o site dela: www.nutricionistajuliana.com.br
A segunda dieta que escolhi foi uma que já fiz há algum tempo também e deu resultado. É uma dieta que uma amiga minha fez e nunca mais engordou. É muito parecida com a que estou fazendo, com pequenas variações.
De qualquer forma, acho que existem alguns hábitos saudáveis que todos nós sabemos que precisamos fazer, e que já ajudam MUITO, independente da dieta que for escolhida. Não sou médica, nem esteticista, nem nutriconista, nem nada disso, por isso recomendo muito a orientação de um profissional capacitado. Mas ao longo desta caminhada e bombardeio de informações, não há contra-indicação (muito pelo contrário), para:
- Beber pelo menos 2L de água por dia;
- Se exercitar no mínimo 3 vezes por semana (ache alguma coisa que gosta!!!);
- Não beber líquido durante as refeições;
- Diminuir a quantidade de sal (sódio incha);
- Cortar refrigerantes e evitar bebidas de caixinha e latinha (contém quase tanto sódio quanto refri);
- Evitar doces;
- Tentar substituir carboidratos simples por complexos (integrais);
- Incluir mais fibras nas refeições (grãos, cereais, frutas, verduras etc);
- Mastigar mais os alimentos, comer devagar;
- Comer de 3 em 3 hs (além de acelerar o metabolismo faz com que as porções das refeições principais diminuam).
E eu acrescentaria um pessoal meu: POSTURA! Sim, ombro pra trás, barriga pra dentro! Eu tenho uma postura muito desleixada, então minha barriga parece ter o dobro do tamanho. Ultimamente tenho prestado bastante atenção à minha postura e corrijo sempre que lembro!
Já escrevi muito né? (Não me controlo rs).
Mas para finalizar, hoje vai a foto de uma mulher que eu acho linda, sempre vou tentar colocar aqui inspirações, para me espelhar!
Por que a gente queria ser que nem elas, mas elas também es esforçam muito, deixam de comer o que gostam, malham horrores. Tudo tem um preço.
Sabrina Sato
Beijos e bom final de semana!!!
5 comentários:
Essa barriga da Sabrina SAto fala serio...kkkkk
http://fitnessblond.blogspot.com.br/
Oi Caroline,
Adorei ler o post inteiroo!
Esse livro é muito bom (:
Beijo.
www.euvouderimel.blogspot.com.br
Oieeee...Então, pra mim já funciono melhor na Dieta dos Pontos.. Se bem que tá mais pra Dieta da Compensação, pq não conto ponto nenhum...rs.. Vou só balanceando, por minha conta. Tipo: se no café da manhã comi uma média, no almoço não tem carboidrato... Se comi doce à tarde, janto sopa.. e assim vai. Nada nutritivo e totalmente desaconselhável...rs..ms nao me encaixo na opção seguir cardápios. Acho trabalhoso.. ms tenho consciencia de que é o certo. Ah, e qto aos eventos, tu sabe que eu topo comer salada na pizzaria ne..ahahhahaha..só chamar!! Tamo junto!!! bjs
Hahaha, no meu caso nao to seguindo um cardápio, mas sim uma lista de opções... cardápio pra mim tbm não funciona!
Mas valeuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu :-)
Sei que posso contar com seu apoio rs
Postar um comentário